sexta-feira, 8 de abril de 2011

Seminário do Regional Leste II sobre "INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ"

.
ACONTECEU nos dias 31/ 03 a 03/ 04, na Casa de Retiro São José, em BH, o Seminário sobre a "Iniciação à Vida Cristã" promovido pelo REGIONAL LESTE II. Com o OBEJTIVO de aprofundar o tema INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ a partir do livro Estudos da CNBB sobre a Iniciação à Vida Cristã - um processo de inspiração catecumenal n° 97.
NOSSA DIOCESE esteve presente, através de mim (Cristiane) e do Padre Gislei Roberto.
AVALIAMOS como uma discussão enriquecedora e desafiadora para nossa Diocese. Como nas demais, ainda é algo "novo", apesar das novas exigências que se fazem pertinentes no contexto atual de nossas comunidades pastorais. Exige, de nós Igreja, uma QUEBRA DE PARADIGMAS, citado muito bem na página 9 do livro Estudos da CNBB n° 97: "Trata-se, pois , de retomar a grande prática da iniciação cristã como processo profundo de mergulho na vida cristã, processo que implica muitos agentes de pastoral; dentro desse processo a catequese não realiza apenas mudanças metodológicas, mas reveste-se de um verdadeiro novo paradigma" (cf. DAp, n. 294).
.
Abaixo os RESULTADOS DO SEMINÁRIO SOBRE A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ publicados pelo http://www.cursodoirpac.blogspot.com/:
.
Terminou no domingo, dia 03 de abril, o seminário sobre Iniciação à vida cristã. Na manhã do dia 02 de abril, houve um riquíssimo painel e debate, com Pe. Gruen (salesiano), Pe. Gopegui e Pe. Konings (jesuítas).
Ficou claro que falar de Iniciação à vida cristã implica ter uma comunidade cristã que dê testemunho, que acolha o novo cristão. Disse Pe. Gopegui "Catequese é levar a escutar Deus que fala, é levar a encontrar Deus que se revela. Evangelização é o testemunho eclesial. Catequese não pode ser só doutrina, ela é um caminhar no Cristo Jesus, como o recebemos pela comunidade. Deve ser expressa numa linguagem significativa. A catequese é a tradução da experiência do encontro com Deus".  
Pe. Konings ressaltou que "a missão da catequese é dar eco, fazer ecoar a mensagem de Cristo no meio do povo. Ela é comunicação do Cristo. A Liturgia dominical é uma comunicação permanente de nossa fé, para os que participam da comunidade cristã. A liturgia dominical faz uma catequese mistagógica, uma comunicação da vida, daquilo que aconteceu com Jesus Cristo". Ser cristão, afirma Pe. Konings, é "reconhecer em Jesus, o Filho de Deus, o Messias, o esperado. É dizer que aderimos a Jesus, o Filho de Deus". É a comunidade que comunica o Cristo, daí a importância de viver em comunidade.
"O que não é pessoalmente assumido não funciona", afirmou Pe. Konings, ao se referir que o Credo é uma afirmação pessoal. A decisão de seguir Jesus é pessoal, ninguém crê no meu lugar.
Pe. Gruen falou especificamente sobre a Iniciação à vida cristã e elencou uma série de observações, entre elas, a necessidade de atualizar termos que o catecumenato possui e que não soam bem, nem são adequados ao mundo de hoje, tais como: excrutínio, catecúmeno, exorcismo e outros. Para ele o pré-catecumenato é muito importante, deve-se gastar muito mais tempo nele. "O período do catecumenato, ou da catequese propriamente dito, tem que ser feito segundo toda a caminhada catequética que a Igreja fez, não é lugar de doutrinação", afirma Pe. Gruen.
Na parte da tarde, do dia 02 de abril, Pe. Vanildo Paiva falou sobre "Iniciação à vida cristã e inspiração catecumenal". Lembrou que iniciação é uma urgência na vida cristã e que o catecumenato é uma metodologia que pode ser usada ou não pelas catequistas. Mas, o catecumenato inspira toda a catequese a ser de fato aquela que leva ao encontro com o Cristo na vivência em comunidade. Pe. Vanildo lembrou que uma catequese de inspiração catecumenal é libertadora, litúrgica, leva a experiência de Deus, a vivência comunitária e outros.
Ir. Afonso Murad encerrou os trabalhos do sábado falando sobre os desafios para a evangelização e catequese. Lembrou que precisamos melhorar a Comunicação, o uso da internet e nesse ponto ficou claro que a catequese precisa melhorar muito. Também precisamos enfocar a questão do meio ambiente e a rede de comunidade. Uma catequese hoje precisa estar antenada com as grandes questões que desafiam a sobrevivência do planeta e ajudar a melhorar a vivência da comunidade cristã.
Ir. Murad ressaltou a enorme produção de material que a catequese possui e que não é divulgada na internet. É preciso investir nisto ou só teremos coisas ruins ao fácil acesso das pessoas.
No domingo, dia 03 de abril, os participantes avaliaram como excelente o seminário, o alto nível das discussões. E, concluímos que:
.
> A Iniciação à vida cristã é muito mais ampla do que se imagina. A vida da comunidade é parte imprescindível do processo de iniciação. Sem comunidade ou vida comunitária a iniciação cristã será um "departamento" dentro da paróquia e não iniciará ninguém na fé cristã.
> O modelo catecumenal é uma metodologia que pode ser usada pelas comunidades para iniciar os adultos e jovens na vida cristã, mas não é o único jeito de iniciar à vida cristã.
> O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) contém a liturgia do processo catecumenal, é preciso cuidar do conteúdo da catequese na etapa do catecumenato. O catecumenato ou período da catequese, propriamente dita, tem ser atualizado e levar em conta a realidade dos catequizandos e da comunidade.
> O modelo catecumenal inspira a catequese a ser de fato mais autêntica e eficaz na sua missão de levar o Cristo aos catequizandos. Supõe uma catequese mais vivencial, litúrgica, libertadora, comunitária e outros. Também podemos dizer que ele inspira a catequese a ser tudo aquilo que os próprios documentos da catequese, sobretudo o Diretório Nacional, diz que ela tem que ser.
> Não podemos identificar Iniciação à vida cristã com o RICA ou com o catecumenato.
> Uma catequese que, de fato, leva a pessoa ao encontro do Cristo, a querer ser cristão na comunidade e a ser sinal do Reino no mundo, também está iniciando na fé cristã.
> Precisamos atualizar os termos do RICA e cuidar enormemente do período que ele chama de "pré-catecumenato".
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário