sábado, 4 de junho de 2011

Encontro com os PADRES e COORDENADORAS PAROQUIAIS DE CATEQUESE do Setor CENTRO

.
Data: 04/ 06/ 11 (sábado)
Horas: 8h30 às 11h30
Local: Santa Luzia/ Sete Lagoas

.
RELATÓRIO do encontro do projeto catequese em movimento realizado com coordenadoras e padres do setor centro.
No dia 04 de junho do ano 2011, na Paróquia Santa Luzia estivemos reunidos coordenadoras(os) e padres do setor centro para elaboração do subprojeto catequese em movimento.
O encontro iniciou-se com uma bela acolhida e café da manhã oferecido pela equipe de catequistas da Paróquia Santa Luzia. O padre Fernando acolheu a todas(os), logo em seguida motivou para a oração do Espírito Santo.
A nossa coordenadora Cristiane se apresentou e acolheu a todas. Falou do projeto catequese em movimento, como nasceu e da sua experiência na catequese tanto a nível paroquial, setorial e diocesano. Depois propôs uma apresentação pessoal e uma pequena partilha da experiência de catequese de cada uma na sua comunidade, paróquia.
Participaram os padres: Warlem, Anaiton, Fernando, e o Diácono Éverton. Tivemos representações das paróquias: São Francisco de Assis, N. S. das Graças, N. do Carmo, S. José Operário, Imaculada Conceição, S. Antônio, Divino Espírito Santo, S. Cristovão, S. Geraldo, Santana, Santa Tereza, Cristo redentor.
Foram levantados alguns pontos pertinentes que precisam ser trabalhados: a questão da família na catequese, catequese somente infantil, a falta de investimento na pastoral da catequese, falta apoio dos padres, ainda uma catequese estilo sala de aula, falta projeto de pastoral, planejamento.
Cristiane reforçou a necessidade de formação, de estudos, de se ter um projeto de formação. E tal projeto deve está inserido na nossa realidade, deve ter um rosto, está em sintonia com a diocese. Falou também das parcerias, do trabalho conjunto, de uma pastoral orgânica e da necessidade de criação dos conselhos de pastoral, os Cps. Falou da criação do Blog da Diocese como conquista e algo que facilite a comunicação na pastoral. Então para que isso aconteça é necessário sistematizar, reorganizar  catequese da diocese, para construir o projeto diocesano de catequese.
Foi apresentado o projeto catequese me movimento, seu objetivo geral e objetivos específicos. Durante apresentação houve muitas discussões em torno deles. Padre Warlem fez várias provocações – com um olhar mais histórico da caminha da catequese (Igreja), mais uma questão de linguagem.
Depois de apresentado o projeto, o grupo acolheu e percebeu que o projeto é viável e necessário para o setor. Cristiane provocou o grupo de como fazer, o que queremos, se é possível, quais passos concretos queremos dar, que objetivo queremos atingir até o final do ano. A nossa proposta, a proposta da diocese é criarmos o grupo de estudos do setor. O público algo são as coordenadoras e padres. O que estudar nesse grupo vai depender da demanda do setor, do que queremos construir juntos, das necessidades do setor. O subprojeto vai depender dos temas a serem contemplados, do tempo e lugar, quando no final do ano vamos avaliar a caminhada da catequese do setor.
O grupo acha viável o projeto e relatou como positivo o projeto leitura orante da Bíblia,algo que deu certo no setor.
Depois dessa apresentação foi proposto os trabalhos de grupo e estes se encarregaram de desenvolver a partir do projeto catequese em movimento um subprojeto de catequese para o setor. A proposta para os grupos foi: elaborar um objetivo geral, e objetivos específicos, ou seja, temas para serem trabalhados até o final de ano; o tempo de duração de cada encontro, o intervalo dos mesmos, e também o local. Este foi o ponto de partida.
Para tanto ficou agendado para o dia 02 de julho, ás 08h30min, na paróquia S. Geraldo encontro com o mesmo publico coordenadoras e padres, para apresentação e apreciação do subprojeto de catequese do setor centro.
No final o Diácono Everton propôs avaliar o encontro:  
o que foi bom: o próprio fato de encontrar( o encontro), a discussão, trabalhos de grupo, a acolhida, a preparação do espaço,ambiente.
Que pena! Música, orações mais preparadas, espiritualidade a mística.
Que tal.
Encerramos o encontro com oração espontânea o Pai Nosso, e nos abraçamos desejando a paz de Cristo. Logo em seguida foi servido um delicioso almoço. E que Deus seja Louvado.
 
·         Obs. O material para elaboração do subprojeto de catequese do setor a parte. Material que os grupos confeccionaram contendo: objetivo geral, temas, tempo, local. Este deverá ser apreciado pela equipe de coordenação do setor.
 .
Relator: Pe. Arnaldo Vicente
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário