domingo, 26 de fevereiro de 2012

PROJETO Catequese em Movimento 2012

.
Proponentes: Coordenação Diocesana de Catequese
Duração: 2012 (2013)
Local: Paróquias, Setores, Diocese
Diagnóstico: Necessidade de formação
Público alvo: Catequistas e padres
 .
Nosso OLHAR:
Bom, sabemos que muitas/os catequistas receberam a sua primeira formação na família, onde aprenderam o amor, a fraternidade, crendo no Deus Amor. Para muitas/os a vocação de catequista foi despertada na própria família.
            E é no dia-a-dia, que também a/o catequista continua a sua formação aprendendo, com os sofrimentos e lutas do povo e nas suas experiências pessoais, a ligar Fé e Vida na comunidade. A/O catequista aprende muito com o povo.
Dessa forma, a 1ª formação da/o catequista nasce dos acontecimentos vividos na comunidade de fé. E as/os catequetas (formadores de catequistas) precisam ter sensibilidade para acolher o que Deus quer dizer através dos acontecimentos.
Só que para se adquirir uma boa formação a/o catequista não pode ficar por aqui. Já que a  comunidade precisa e merece ter catequistas bem formadas/os, com fé profunda e sólidos conhecimentos.
A formação das/os catequistas é hoje uma das mais importantes e urgentes tarefas das Igrejas locais (Dioceses). E eleito como prioridade do nosso Regional Leste II, quando aponta como meta dentro da dimensão Bíblico-Catequética em 2011: “Elaborar propostas para um Projeto de formação de leigos (em vários níveis)”.
As/Os catequistas já descobriram que não se nasce catequista, mas se torna catequista. Aqueles que são chamados a este serviço tornam-se bons catequistas através da prática, da reflexão, da preparação adequada, da conscientização de sua importância como educadores da Fé.
Pensando nisto, a formação não deve ser excessivamente técnica, não desligada da comunidade, nem deve ser dada individualmente. A/O catequista na sua formação precisa ser orientada/o para envolver a catequese, com equilíbrio, nas dimensões: doutrinária, vivencial, social, política, cultural, espiritual, afetiva, etc. Daí a importância e necessidade do grupo de catequistas. Já que é aconselhável que as/os catequistas atuem em grupos, nunca isoladas/os, a exemplo de Jesus que enviou seus discípulos “dois a dois” (Lc 9, 1-6; 10, 1).
Dentro desta proposta, é importante frisar que o caminho a ser percorrido é o de uma pastoral de processos. Processo designa algo progressivo, seqüencial, programado – embora deixe espaço para urgências inesperadas, improvisações e adaptações; O bom é que o processo dá tempo ao tempo; semeia sem saber quem vai colher os frutos. E tratando-se de pessoas, o processo é particularmente rico, complexo, imprevisível. Requer liberdade interior.
            Nesta direção, o Catequese em Movimento, não poderia deixar de ser flexível diante dos desafios e prioridades que, provavelmente, surgirão durante o processo de caminhada pastoral, como também diante do sopro do Espírito Santo.
 .
Nosso CHÃO:
Olhando para a realidade da Catequese de nossa Diocese percebe-se que o grande anseio e necessidade ainda é a FORMAÇÃO, constatada através da avaliação dos trabalhos catequéticos de 2011.
            Diante disso, justifica-se o projeto Catequese em Movimento, que deve oferecer formação, sistematização e motivação para novas iniciativas na Catequese Diocesana.

Nosso FOCO:

Geral: Avançar nos trabalhos da Pastoral Catequética Diocesana, focando a formação, e tendo como orientação o Diretório Nacional de Catequese, à luz das novas Diretrizes da Ação Pastoral no Brasil.
.
Específicos:
Ø  Estar atenta à realidade da catequese nos setores, através do subprojeto “Grupo de estudos e vivências da catequese setorial”;
Ø  Levar em consideração as necessidades e prioridades apontadas pelas catequistas no momento de avaliação e planejamento;
Ø  Tomar consciência, cada vez mais, da importância e necessidade dos padres animarem e caminharem com o grupo de catequistas;
Ø  Dialogar com as várias realidades catequéticas da Diocese;
Ø  Dar continuidade ao subprojeto de interação com o Seminário Diocesano;
Ø  Contribuir no processo de construção de um Centro de Estudos Teológico e Pastoral;
Ø  Criar o grupo de “Bíblia e Catequese” focando (inicialmente) as/os catequistas com adultos;
Ø  Promover novas lideranças;
Ø  Reunir com os diversos níveis do Ministério Catequético: Catequistas da Base, Catequistas Coordenadores, Catequistas dedicados ao Estudo;
Ø  Acompanhar as equipes de coordenação catequética setorial possibilitando-as um trabalho de integração com a Diocese;
Ø  Dar continuidade à proposta “Rumo ao Diretório Diocesano de Catequese”;
Ø  Avançar na fomentação da criação do Conselho Pastoral Setorial (CPS);
Ø  Incentivar/ aprofundar o sentido de nossa fé em ações de cidadania focando a catequese com adultos;
Ø  Investir de forma criativa, na comunicação, através de blog, email, e de um informativo impresso;

.
Nossos Passos: (SUBprojetos)
- Grupo de Estudos e Vivências Catequéticas Setorial;
- Formação Interativa com Catequistas da Base;
- Interação com o Seminário Diocesano;
- Bíblia e Catequese;
- Semana da Catequista;
- Comunicat;
- Rumo ao Diretório Diocesano de Catequese;
- Antenados;
.
Contatos:
(31) 3773-2270

Nenhum comentário:

Postar um comentário